quinta-feira, 9 de junho de 2011

Posted by c2contabilidade
1 comment | 17:22:00
Sociedade?

Sociedade é um conjunto de pessoas que interagem entre si e partilham valores, costumes e propósitos. "Está implícito no significado de sociedade que seus membros compartilham interesse ou preocupação mútuas sobre um objectivo comum". Ora aqui é que está o problema, a sociedade portuguesa tem um objectivo comum?
Basta analisar um pouco da história de Portugal para perceber que a sociedade portuguesa nunca teve um objectivo comum a todos os seus membros, mas sim um conjunto de interesses individuais. Basta ir ao século XVIII e ver a nobreza construir luxuosos palácios e solares, recheados de mobílias em madeira trabalhada, participar em touradas, saraus, bailes e banquetes, patrocinados pelas riquezas vindas das colónias. Vemos a burguesia a enriquecer com as transacções do comércio colonial, e tentam desesperadamente imitar a nobreza, adaptando o mesmo estilo de vida. Por fim, temos o povo miserável, especialmente o povo rural que tenta sobreviver deixando os campos, e indo para as cidades ou para as colónias na esperança de enriquecer. A riqueza oriunda da aventura dos descobrimentos portugueses, não serviu para criar uma melhoria transversal nos extractos sociais.
Num passado mais recente, mais propriamente no século passado, tivemos uma ditadura implacável. Mas o mais curioso de analisar na vertente do nosso tema é a essência da PIDE (Polícia Internacional e de Defesa do Estado). Esta polícia era constituída por portugueses e o objectivo era linchar portugueses. Ou seja, temos membros do mesmo conjunto que não partilham entre si valores, costumes e propósitos, como ainda por cima guerrelhiam uns com os outros. 
O cunho da PIDE gravado tão intrinsecamente na dita sociedade portuguesa, ainda se manifesta nos de hoje, basta para isso pensarmos na actuação da Brigada de Trânsito, que em vez de fazer prevenção rodoviária activa, com os seus agentes bem visível nas estradas portuguesas, em forma de aviso, para que os prevaricadores se sintam ameaçados, deixando desta forma a tentação prevaricação, não, os agentes andam escondidos, escondendo radares, para quê? Para uma caça à multa. Continuamos a ter portugueses contra portugueses.
Devo concluir que sociedade portuguesa é pura metafísica.
Acho que hoje mais que nunca os portugueses devem reflectir sobre a questão proferida por John Kennnedy: "Não perguntes o que o teu país pode fazer por ti, pergunta o que tu podes fazer pelo teu país?"

1 comentários:

Anónimo disse...

pARECE-ME QUE O OBJECTIVO COMUM DA SOCIEDADE PORTUGUESA, NESTE MOMENTO, É MESMO TENTAR A TODOS OS MEIOS FUGIR AO FISCO....

Enviar um comentário

Blogroll